11 de mar. de 2013

2001: Uma Odisseia no Espaço - 2001: A Space Odyssey (Stanley Kubrick - 1968) (Spoilers!)

Nota: 5/5

     Sou suspeita pra falar sobre qualquer filme do Stanley Kubrick. Acho que ele foi o primeiro diretor pelo qual eu fiquei fascinada, e que justamente me fez dar mais atenção aos realizadores de um filme, não só aos atores. "O Iluminado", de 1978, é um favorito muito antigo meu. Desde a infância, aquelas imagems das gêmeas no corredor e da mulher misteriosa na banheira ficaram marcadas na minha memória, eventualmente eu tive a oportunidade de entender um pouco mais sobre esse filme e sobre outros do Kubrick.
     Mas, sobre esse, especificamente, gostaria de falar algumas palavras..algumas palavras seriam pouco, acho que dá pra fazer uma dissertação inteira sobre "2001", as discussões que provoca são tão amplas e as interpretações que permite, são infinitas, e aí reside a sua genialidade. Pra início de conversa, foi o filme que me fez parar de ter preconceito (e até começar a gostar) contra filmes de sci-fi e filmes que envolvem viagens inter planetárias, espaçonaves, etc. E isso é um grande feito! sempre tive pavor desse "gênero".
     Falando sinceramente, tinha muitas reservas em relação a 2001, não só porque detestava o tema do qual eu achava que tratava o filme, mas também saber que é um daqueles filmes clássicos que SEMPRE causaram e irão causar polêmica. Infelizmente existe isso no mundo do cinema, assim como em várias outras áreas..certos filmes, por alguém e por algum motivo inespecíficos, são classificados como "cult" ou "super complexos", e isso é o suficiente pra algumas pessoas se autointitularem "intelectuais", e chamar as outras pessoas que por algum motivo não gostem do filme ou dizem não entendê-lo, de "burras", ou desdenhar do seu gosto cinematográfico..assim, sem mais nem menos. É uma das coisas mais ridículas que podem acontecer, e que me irritam profundamente..ora, assim como um ser humano tem o direito de dizer maravilhas de um filme, outro tem exatamente o mesmo direito de dizer que não o apreciou. Não vejo problema algum nisso, opiniões são opiniões, e ponto.
     Tirando essas questões técnicas que eu queria esclarecer, posso finalmente contar sobre a minha experiência assistindo a esse filme. Fui assistir com uma certa cautela e sem muitas expectativas, mas foi uma das experiências cinematográficas mais absurdamente incríveis que eu já tive até agora. Simplesmente tudo nesse filme é genial, começando pela história em si, que conta sobre a evolução da espécie humana, e o seu futuro, que não nos é revelado - desde o início dos tempos - até o futuro, o ano de 2001, tempos em que pisar em outros planetas não é novidade. Além disso, conta com aquela trilha sonora marcante, impossível de esquecer...senti arrepios na cena em que os primatas percebem que o osso pode ter uma outra grande utilidade, e também na cena final, uma das mais enigmáticas de toda a história do cinema, e que abre o leque de inúmeras interpretações possíveis.
     Ainda, temos o imaginário maravilhoso do Stanley Kubrick, os cenários que ele cria (e que são uma espécie de marca dos seus filmes, creio eu) reforçam a ideia de futurismo. Como esquecer a cena em que David sai da sua nave e viaja na velocidade da luz até chegar no planeta misterioso? os efeitos especiais utilizados são bem psicodélicos e avançados para a época. Aliás, esse é outro ponto crucial: tudo isso foi pensado, produzido e lançado em 1968! não posso afirmar isso, mas imagino que o público e o cinema em geral, estavam mais abertos a sci-fi's que envolvessem outros planetas, etc, por conta da época, em que os EUA estavam naquela horrorosa corrida armamentista e espacial contra a URSS, na Guerra Fria (saudades..só que não!). Acho muito importante sempre levar em conta o momento histórico em que os filmes foram produzidos, já que eu acredito que o social tem influência direta sobre as obras. Obviamente, existem artistas que estão à frente de seu tempo, Kubrick e seu 2001 foi um deles.
     Outros pontos marcantes do filme são os "monolitos" que aparecem ocasionalmente ao longo do filme, sempre relacionados a algum avanço significativo para a espécie humana: ele estava lá na época dos primatas, e também quando os exploradores chegam à Lua. Pela quantidade de textos e comentários que li sobre o assunto, eu creio que esses "objetos", sejam uma espécie de marca/aviso/forma (?) utilizados por esse outro tipo de vida presente no universo para se comunicar conosco, basicamente. Seria impossível deixar de lado o tão amável e psicótico HAL 9000, a Inteligência Artificial que controla a nave dos exploradores, e que ao longo da história se mostra como um dos maiores vilões (e mais assustadores) da história do cinema. Basta saber que o Anthony Hopkins baseou a voz do seu personagem Hannibal Lecter na voz do HAL.
     Quanto ao final, que é realmente todo o "X" da questão, não há um consenso definitivo. Existem teorias para todos os gostos, basta procurar. Creio que as obras que mais chamam à nossa atenção são aquelas enigmáticas e que não entregam o seu segredo facilmente, assim como a grande obra de Leonardo DaVinci, Kubrick nos pinta um final eterno, aberto àquela explicação que se encaixar melhor com a nossa crença de vida. Porque sim, com certeza há uma grande quantidade de carga existencial, filosófica, cósmica e até espiritual envolvidas na história..uma das "mensagens" que ficou pra mim é que, é como se houvesse uma força maior que nós, os homo sapiens ditos dominadores do universo, que está sempre por trás de cada passo que demos ao longo da história da humanidade, e que sutilmente nos carrega para o futuro, que pode ser extraordinário ou assustador, dependendo do que quisermos acreditar. Finalizando, acho que atingi o objetivo de dizer o quanto esse filme foi surpreendente e maravilhoso pra mim, e que mesmo depois de 40 e poucos anos continua sendo uma das obras mais inesquecíveis do cinema.





Nenhum comentário:

Postar um comentário